quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cultura política

Dizem que cultura não tem nada a ver com política. Enganam-se quem pensa assim. Política nasce totalmente atrelada com a Cultura. E você sabe o que quer dizer o significado de ambas as palavras.

Quando uso a expressão cultura política posso também estar me referindo aos costumes, normas, crenças e claro, valores políticos. É impossível as pessoas, ou seja, o mundo todo sobreviver sem compartilhar tudo isso. E porque é tão difícil sustentar essa realidade? É simples: “não nascemos da mesma barriga e não temos as mesmas digitais”.
Trazendo a cultura política pra dentro de nós começamos observar que aí esta o pontapé de nossas atitudes.
Ruminado um acontecido
Visitando a Feira Livre de Dourados no último sábado dia 8 de janeiro, numa tarde maravilhosa, sentei-me para comer um bom pastel e, ouvi um cidadão da mesa ao lado, dizer ao feirante no ato do pagamento: “põe na conta do Ari”. O feirante, sorriu amarelo. [provavelmente aquele trabalhador votou no ex-prefeito. O sorriso foi a confissão. Senti muita pena dele, era muito simples.]
Ouvindo um pouco mais a conversa, vi que o rapaz ao lado, era turista e estava aproveitando a oportunidade para fazer uma piadinha e caçoar ainda mais a situação. Mas quando ele se referiu dizendo que aqui em Dourados só tinha corrupto. Senti vontade de levantar e trocar uma ideia com ele. Mas, pensei comigo, ele está no direito dele de pensar o que quiser, mas também não pode sair jogando pedras no ventilador. E continuei minha resposta em silêncio: As pessoas têm de abolir a cultura de generalizar as coisas; corrupção tem em todos os lugares.
Estaria forçando a barra demais, se dissesse que as formigas também são corruptas. Mas existe uma pesquisa da BBC, que mostra que as formigas são traiçoeiras, egoístas e corruptas, contrariando a imagem de insetos de convivência harmoniosa e com predisposição para colocar o bem da comunidade acima de preocupações pessoais. Os pesquisadores descobriram que determinadas formigas conseguem lograr o sistema, garantindo que seus filhotes se tornem rainhas reprodutivas ao invés de operárias estéreis. Mas quero crer que a Natureza jamais seria corrupta, pois ela vem de Deus e Deus é justo! (leia matéria completa)
Mas quando fui pagar minha conta, me dirigi ao pasteleiro e disse assim: "Que turista inábil! Não sei onde ele mora, mas vai saber se a cidade dele não está sendo atacada por um bando qualquer, enquanto ele ri da nossa"! O pasteleiro riu bem gostoso e disse: "é que na cidade do moço [turista] não teve alguém pra fazer o que fez por Dourados". 

Realidade
Uma cidade Dourada com cerca de 200 mil habitantes; boa parcela, sem saber o que fazer no dia 6 de fevereiro, dia de eleição. Confesso que ainda não consegui mirar a cara dos “caras” [candidatos]. Mas, tenho a leve impressão que isso vai dar o que falar. Uma grande confusão está tomada! Um único candidato tem apoio de 15 partidos e que ainda segue na briga com uma aliança de esquerda. Sem contar agora, as impugnações. Terá mesmo eleição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário