quinta-feira, 8 de abril de 2010

Jornalismo e Cultura, como?





...escrito num tom espirituoso, culto sem ser formal, reflexivo sem ser inacessível, e sempre eternamente com um fraseado charmoso e irônico.

se os desafios são poucos, os prazeres também são!
Jornalismo, como se sabe, tem de estar no sangue; jornalismo cultural tem de estar no DNA!

Porque ele continua sendo tratado com desprezo pela grande imprensa brasileira? Desempenhando um papel algo secundário, quase decorativo?

"Os segundos cadernos" tem uma importância para a relação do jornal com o leitor-ou mais ainda, do leitor com o jornal-que é muito maior do que supõe. Há uma riqueza de temas e implicações no Jornalismo Cultural que também não combina com seu tratamento segmentado; afinal cultura está em tudo, é de sua essência misturar assuntos e atravessar linguagens...


Leia
Jornalismo Cultural de Daniel Piza

2 comentários:

Marcos Daniel Santi disse...

Se na 'grande imprensa' o jornalismo cultural é transposto a um papel secundário e, por muitas vezes confundido com entretenimento barato, ao voltarmo-nos para nossa realidade interiorana - gosto dessa expressão - perceberemos que nos encontramos anos luz atrasados neste segmento.

Os secundos cadernos são essenciais para o jornalismo, no entanto, ainda aqui me referindo ao nosso interiOR, se quer podemos apontar um modelo de jornalismo sério e comprometido, em qualquer que seja sua especifidade.

Ai é complicado. Uma solução são os blogs e as novas redes que tem surgido, mas ainda pouco exploradas. Jornalista também precisa comer rs.

Pausas disse...

Comentário arrebatador ...Valeuuu SantiMarus

Postar um comentário