quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dama da Viola

uma Dama chamada ...Helena Meirelles
Depois da experiência no Prêmio Divas da MPB, resolvi iniciar uma pesquisa em música no meu Estado. E claro, já encontrei muitos cantores e compositores merecedores do meu apreço. Mas um nome me chamou atenção: Helena Meirellles.   

Ouvindo Helena, tive a graça de sentir nas cordas de uma viola caipira, toda a essência de sua história, de sua vida. Meus ouvidos e meus sentidos se encarregaram da interpretação, e sensação foi incrível, eu recomendo.


Assim defino essa mulher, simples, mas impávida; porque foi extremamente destemida quando escolheu a música como profissão e numa época onde mulher não podia fazer muita coisa. De inúmeras matérias espalhadas por blogs, documentários e sites na internet, a respeito da vida de Helena, achei incrível ler uma entrevista onde ela conta que seus pais não aprovavam a música em sua vida e, que ameaçavam cortar-lhes até seus dedos. E na entrevista Helena diz: "Corta, que eu toco com os tocos". [que "louca"! que "bruta"! Apaixonadíssima pelo som das cordas]

Breve histórico
"Nasceu numa fazenda no pantanal do Mato Grosso do Sul em 1924 e cresceu rodeada de peões, comitivas e violeiros. Fascinada pelas violas caipiras, a família não permitia que aprendesse a tocar, o que acabou fazendo por conta própria, às escondidas. Aos poucos ficou conhecida entre os boiadeiros da região. Casou-se por imposição dos pais aos 17 anos, abandonando o marido pouco tempo depois para juntar-se a um paraguaio que tocava violão e violino. Separou-se novamente e, resolvida a tocar viola em bares e farras, deixou os filhos dos dois casamentos com pais adotivos e ganhou a estrada até encontrar o terceiro marido, com quem está junto há mais de 35 anos. Depois de desaparecer por mais de 30 anos, foi encontrada bastante doente por uma irmã, que a levou para São Paulo, onde foi "descoberta pela mídia" a partir de uma matéria elogios a na revista norte-americana "Guitar Player". Apresentou-se em um teatro pela primeira vez aos 67 anos, e gravou discos em seguida. Foi escolhida em 1993 pela Guitar Player como uma das "100 melhores instrumentistas do mundo" por sua atuação nas violas de 6, 8, 10 e 12 cordas". Faleceu em casa, em 25 de setembro de 2005 aos 81 anos, em Campo Grande – MS,  vítima de parada cardiorrespiratória.

Veja o trailer do documetário feito para Helena Meirelles no Youtube

5 comentários:

Anônimo disse...

Nosso Estado ta escondido ainda rsrs... cheio de velhos e bons segredos. Mto boa a reportagem!

Vitor Galletti

Alcemir Soares disse...

Você já pensou quantos artistas realmente maravilhosos como a saudosa Helena Meireles, pessoas que vivem com o som e a arte à flor da pele,artistas que dão orgulho pra gente!
Você Alice é sem dúvida uma dessas artistas que diferente de Helena, já esta saindo do anonimato.
O BRASIL AINDA VAI SE ORGULHAR MUITO DA SUA ARTE. SUCESSO!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa de falar sobre a cultura musical de nosso estado. Mato Grosso do Sul é um rico celeiro de artistas, desde cantores a instrumentistas de muita qualidade.


Espero continuar acompanhando em seu blog a história e o trabalho destes muitos artistas sul-mato-grossenses, independente de estilo musical. Incluo você nesta história.


Abraço do Bento.

Unknown disse...

Parabens por lembrar Helena Meireles, tem talento de sobra nesse estado; Dino Rocha mestre no chamame,Maciel Correa,e tantos outros...Parabens!!!!

Pausas disse...

Sim!! Grande Dino e Maciel! Minha pesquisa se estende à eles também!

Postar um comentário