terça-feira, 31 de maio de 2011

"Querô : Uma Reportagem Maldita

Atores de Dourados encenam o romance "Querô : Uma Reportagem Maldita"


Polêmico e atual, o livro do escritor Plínio Marcos, "Querô: Uma Reportagem Maldita" vira peça de teatro em uma adaptação feita pelo grupo de teatro douradense Theastai. O espetáculo, segundo o líder do grupo, João Rocha, mostra a realidade do país. “Nós queremos que o público ache interessante o espetáculo, mas que entenda que a peça é uma crítica que não é bonita. Na televisão e em algumas peças teatrais os finais são sempre felizes, no caso do Querô não acaba em final feliz”, explica o ator.
Plínio Marcos escreveu o livro em 1976 e apesar de seus 35 anos de lançamento continua atual, se adaptando facilmente a realidade brasileira. Na época que escreveu o romance, o dramaturgo era considerado um autor maldito, pois foi um dos primeiros a retratar a vida dos submundos de São Paulo. Na época, poucos tinham escrito sobre homossexualidade, marginalidade, prostituição e violência com autenticidade. “Na adaptação do texto para a peça nós não mudamos uma vírgula do que ele escreveu, não alteramos nada do texto”, explica Rocha que foi responsável pela adaptação do livro Querô para o teatro.
O espetáculo
A peça conta a história de um menino que fica órfão depois que sua mãe se suicida tomando querosene. A partir disso ele se torna marginal e começa a roubar e matar.A encenação conta com a participação de seis atores que reproduziram cenas fortes, inclusive com palavrões. Segundo eles, para maior realismo dos personagens. “Nós tratamos do marginal de uma forma realista por isso temos que usar o palavreado que eles usam, as gírias para mostrar de uma forma mais realista possível dentro da nossa proposta, que é fazer essa crítica, que a sociedade faz de conta que não existe”, comenta Rocha.
Serviço
Os ingressos estão sendo vendidos no Studio Blanche Torres e com os acadêmicos do 2º ano de Artes Cênicas da UFGD. O valor é de R$10,00 inteira e R$5,00 estudantes. A estreia está marcada para os dias 10 e 11 de junho, às 20h no Studio Blanche Torres. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos. (fonte: jornal MS JÁ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário