quarta-feira, 13 de abril de 2011

“Cultura de autocomposição"

Onde há dois ou mais indivíduos, é sempre possível que haja interesses conflitantes. Mesmo entre animais, muitas vezes, podemos percebê-lo, quando disputam um alimento e/ou território.  Com o gênero humano, não é diferente, porém, podemos por nós mesmos, e com uma pitada de companherismo, respeito e gentileza, transformar essa realidade de "disputa". 

talvez uma explicação nos ajude...
Na  Wikipédia, a enciclopédia livre, a palavra autocomposição é um método primitivo de resolução de conflitos entre pessoas e consiste em: um dos indivíduos, ou ambos, abrem mão do seu interesse por inteiro ou de parte dele e, costuma ser classificada de três formas:

Desistência: consiste na renúncia à pretensão.
Submissão: consiste na renúncia a resistência oferecida à pretensão. Ou seja, aquele de quem se reivindica algo, abre mão de seu interesse.
Transação: consiste em concessões recíprocas; é quando ambos abrem mão de elementos, em busca de um meio-termo, que melhor satisfaça aos interesses de ambos.

Resumindo, com a linguagem de Alice, isso é :"cultura de autocomposição"; exemplifico para que possamos compreender melhor. 

1º - Mas Gaúcha: Tomar chimarrão com os colegas de trabalho, [ou melhor dizendo, AMIGOS] e com uma cúia do time do Grêmio. Observe na composição da fotografia, tirada na manhã desta quarta-feira,13 de abril.
(Carine Lúcia a dona da cúia, bomba etc, eu e Edu gresler)

2º - Sala da Justiça: cozinha da Rádio Coração - FTM; lugar reservado para saborearmos um bom pedaço de bolo de banana, [como o que comemos ontem, 12 de abril, feito no intervalo do horário de almoço pela Carine Lúcia], pão caseiro, bolo de cenoura sempre com uma super mega cobertura de chocolate, [feitos pela Elaine Cristina que não está na foto, mas faz parte dessa gang do bem] e outras receitas...

"Cultura de autocomposição": companherismo, respeito, gentileza, amizade, bondade, carinho, amor e etc...

2 comentários:

Edu Mendes disse...

Nossa. Não tem como não entender. Tá tudo explicadinho. Passe adiante!!!! Vlw Diva!

Pausas disse...

haha...desse jeito dá pra imaginar q não trabalhamos...só tomamos chimarrão, tereré também é clarooo e comemosss o dia todo...

Postar um comentário