sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Amadurecimento


“A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos”. Ô poeta Manoel de Barros...
Porque é tão difícil olhar para aquilo que está próximo de nós? Será por conta do convencido ou porque nosso olhar já está acostumado com o perto? É. Eu tenho aprendido tanto com perto. O perto a que me refiro é o meu imo.
Escrevo isto por causa do meu olhar para os outros [que estão perto de mim]. Vezes julgador, acusador e/ou convencido de que são todos sem noção. O cativar não é uma tarefa fácil para mim e para muitos, acredito. É uma das atividades afetuosas mais complexas, pois, têm de se fazer com todos e sem ressalva.  

E o poeta Manoel de Barros entra nessa história justamente porque ele é de perto; e foi me apresentado por uma professora muito digna do olhar de perto. Quando li Manoel: “com pedaços de mim eu monto um ser atônito”; entendi o constituído da maturação, ou seja, do amadurecimento.
O fermento do amadurecimento é constituído do conhecer mais o outro e acima de tudo respeitá-lo, dar-lhe atenção, ser generoso, ser amável, enfim saber mais do outro, mas sem ser indiscreto com a história dele, seja ele quem for...
Dicas: seu amigo (a), um músico, uma faxineira, o padeiro, sua mãe, um colega de trabalho, um padre, uma garota da esquina, um político, [também], seu terapeuta, uma criança, o seu médico, o poeta... E por aí vai...
Mas, de todos acima citados, há um que não referi; e é o que mais recomendo: Deus! Pois Ele se resume a tudo e a todos.
[É como um travesseiro. Meu travesseiro nunca falou comigo, mas eu sim, já falei comigo mesmo, por meio do meu travesseiro. entende.]

3 comentários:

Unknown disse...

Belas palavras...

Marcelo Pereira disse...

Alice, até me senti mais pertinho de vc neste texto. Eu tb acredito que quando estamso mais pertinho de nós mesmos, estamos ao mesmo tempo mais perto de Deus, e Ele ocupa todo o espaço em nós que lhe é devido sem excluir o espaço que pertence aos outros, porque ELe não é egoísta e sabe do valor que cada um tem dentro de nós. Parabéns pelo texto, gostei
MArcelo "fotosquefalam"

Unknown disse...

Muito inteligente e nos faz parar e pensar,faz bem para a alma...

Postar um comentário