sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cultura indígena? Existe SIM!

Dias atrás postei algumas fotos, no Pausas, da minha primeira visita na aldeia Bororó, em Dourados-MS, com o título "Cultura indígena?", justamente para despertar em meus leitores o questionamento se existe, ou não, cultura indígena nas aldeias de Dourados. Se a primeira impressão que vem, é aquela de que índio não sabe fazer nada, ou então, que índio só quer invadir terra, que são desnutridos e que se suicidam por hobby. Desde o descobrimento do Brasil, eles como verdadeiros nativos, foram e ainda continuam sendo tratados como estrangeiros. E por quem será? Muitas vezes por mim mesma! Essa é a realidade. Mas com a sensibilizãção de algumas pessoas inteligentes e preocupadas com a extinção da verdadeira cultura desse povo, os indígenas de Dourados, têm feito de tudo para deixar sua rara e abundante cultura fluir. Como forma de esclarecer e, principalmente, de mostrar que eles sabem o que fazem e realizam atividades além do que podemos imaginar. Aí está: apresento a todos vocês a AJI - AÇÃO DOS JOVENS INDÍGENAS DE DOURADOS.
Foto: blog AJI
**********
Maria Alice Otre, minha professora de Jornalismo, há algum tempo faz comentários positivos sobre a AJI em sala de aula. E de repente, me permiti conhecer um pouco mais sobre o assunto relevado, ao qual ela referia e que me deixava um tanto interessada. Em seus exemplos, Maria Alice, nos dizia: " Vocês precisam conhecer o trabalho desse pessoal. "São eles quem produzem todo material jornalístico. São eles os repórteres, os fotógrafos, editores, personagens, fontes, enfim, são eles próprios, quem fazem acontecer o jornal AJIndo".
É mole! Dê uma olhada nisso gente!!!!!
É a última edição do jornal AJIndo
Agora você está me entendendo? Esse é um dos inúmeros trabalhos que a AJI executa aos indígenas das aldeias de Dourados. Como disse, a AJI não trabalha só na produção do jornal AJIndo, ela oferece também a produção de curtas [vídeos]; e, por meio deles, já conquistaram vários prêmios internacionais. Atualmente o blog da AJI está concorrendo ao prêmio de melhor weblog do mundo no concurso internacional The BOBs.
De mão em mão, é um dos vídeos produzidos pelos Jovens Indígenas de Dourados
Interessante dizer que existe uma equipe dando suporte para a produção de todo esse material. Mas são eles [indígenas] quem fazem tudo acontecer! Uma equipe que se preocupa em promover, por meio da comunicação alternativa, uma realidade inteligente e que proporciona aos indígenas vivenciar e realizar atividades comuns no dia-a-dia de qualquer outro grupo de pessoas. O mais importante nesse trabalho, acredito, é a PROMOÇÃO DA CULTURA DESSES VERDADEIROS BRASILEIROS. Mostrar que cada um tem sua cultura e que nos cabe, com muita humildade, respeitar a cultura de cada um e jamais influenciar as pessoas, achando que a nossa forma de pensar ou de ser é a que vale.
Diante disso, me calo e vejo o quanto ainda preciso aprender.
E aí, como estão os seus preconceitos?
Quer conhecer tudo sobre a AJI, acesse:

sábado, 22 de maio de 2010

Permita-se! Viva no gosto doce e amargo das coisas...

Foto: Helton Perez
No Gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos é um espetáculo teatral repleto de essência, vida e intensidade. Quando assisti a peça pela primeira vez, lembro-me do cheiro do café na noite fria da fronteira em Ponta Porã. Tudo foi e é pura inspiração do diretor Nill Amaral e do seu ótimo elenco, composto pelas atrizes: Aline Duenha, Ligia Prieto, Luciana Kreutzer e pelo ator, Bruno Moser, sob textos da explêndida escritora Clarice Lispector. A mais recente apresentação da peça foi na última quinta-feira (20), no Horto do SESC na capital.
Quando pergundo sobre mais uma belíssima apresentação e como é reviver toda beleza e vida nas cenas, ou então, como sentir o cheiro do café, por exemplo, Nill me responde: Rs. Pois é... Estamos em uma nova fase do espetáculo após três anos, em cena, a dramaturgia nos permite uma revistaçao da obra da escritora, e isso para nós é importante e fundamental, são reflexos das apresentações anteriores. O espetáculo se configura nesse tempo mesmo, ou seja, durante as apresentações. Esse retorno à dramaturgia é uma forma de manter vivo o espetáculo que já se representa como uma das melhores produções teatrais realizadas no Estado de Mato Grosso do Sul, prova disso é o acolhimento e o reconhecimento do publico em importantes festivais de teatro nas temporadas da capital e no interior.
E quando o público terá novamente o prazer da peça? Olha, estamos discutindo algumas possibilidades. A mais importante é que ao retornarmos com essas mudanças, possamos melhor representar o estado em circulação nacional, ou seja, outros festivais ou mostras de teatro. Aliado ao processo com Clarice estamos mergulhados no universo do dramaturgo Nelson Rodrigues e queremos com essa imersão, trazer ao publico Sul Mato Grossense, um espetáculo do autor, pela importância do mesmo na dramaturgia nacional e pela pouca exploração no nosso estado.
Nill aproveita a oportunidade e diz que o elenco, são as pessoas a quem ele mais deve o sucesso da peça. "São eles que me ouvem, me aceitam como diretor e também me exigem o tempo todo".
Sendo assim, o que me resta desejar?
Sucesso!!!!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Escolha as músicas e faça sua própria rádio

Somos movidos por sons. Temos o maior deles pulsando dentro de nós o tempo todo, que é nosso coração, dizendo: Você está vivo! Intenso não. (risos). Mas vamos deixar a intensidade de lado e falar um pouco de música. Hoje a Internet nos oferece um leque de possibilidades, interatividade e claro muita informação. E a música, está presente e se encaixa em inúmeros sites, que nos proporcionam milhares e milhares de opções do gênero. Um exemplo: as RÁDIOS WEBS ou ONLINE, surgidas como clones das estações convencionais. Essas rádios via Internet evoluíram e agora cada um pode fazer sua própria seleção musical.

A estudante, Bruna Brito, diz que a música está presente o tempo todo em sua vida e que o meio que mais busca para ouvir uma boa canção é sem dúvida, a internent. Diz não ter um gênero específico que a agrade. Gosta de muita coisa, porque esse universo é muito amplo. Sente prazer podendo ouvir música no trabalho, pois, o chefe é fã de rock clássico e o colega é músico. "Quando gostamos de algo, ja pedimos o link pra poder ouvir em casa. Não há rádios na cidade onde músicas de bandas locais são tocadas, e na internet, além de encontrar músicas dos meus amigos, encontro desde raggae, MPB, dub, blues até grunge. Tudo é bem mais fácil na internet; encontro tudo, principalmente clássicos que a maioria nem lembra mais".
Bruna Brito indica: Discografias - Orkut
Leia mais
Na web tem de tudo: tem o youtube, onde você acessa gratuitamente milhares de vídeos musicais, tem o podcast, onde você acessa conteúdos de áudio que podem ser baixados e ouvidos em MP3 players, como o iPod, etc; tem as discografias do orkut, tem o myspace que hospeda mp3 e já fez com que muitas bandas e músicos se registrassem, enfim, tem muita coisa mesmo. Se resolvermos citar, haja caracteres.
e minha amiga ALINE AMARAL indica:

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Soma?

Não me perguntem, pois, também não sei o que é!
O que posso informar, é que hoje, quinta-feira dia 20 de maio, a partir das 20h, no Teatro Municipal de Dourados tem: "O Soma – Mais que um Espetáculo, Uma Experiência Sensorial".
O "espetáculo", envolve elementos audivisuais e os convites se esgotaram. Até que tentei "arrancar" só alguns detalhes do organizador, Thiago Casarotto, mas nada!!! Ele não me disse nada! Mas não se desesperem, em breve, toda galera terá acesso e descobriram todo esse enigma. Porém, não façam como eu, que ganhei um convite extra exclusivo e perdi.

Ouça "O SOMA" no MySpace

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Começa dia 23 o Festival Internacional de Música Prelúdios em Dourados



De 23 a 30 de maio, no Teatro Municipal de Dourados acontece a 5ª edição do Festival Internacional de Música Prelúdios. Este ano serão apresentadas performances da música oriental, européia e latino-americana. Todas as apresentações serão de música erudita e as atrações se limitam a orquestra e a música clássica ocidental tradicional. Este ano, o tema é: “Respeito a Diferentes Culturas”. Douradenses e sul-matrogrossenses terão acesso à riqueza de apresentações internacionais de profissionais cheios de realeza musical.

Programação

Está atraente e diversificada. Busca justamente a variedade de culturas e a fórmula para abrir o coração do público. Miriam Eiko Suzuki, curadora do evento, disse em entrevista ao jornal O Progresso desta quarta-feira (19), que o intuito é, acessibilizar a música erudita à população da região, evidenciar a cultura como uma ferramenta para enxergar a beleza nas pessoas e etnias que nos são diferentes e assim promovermos um ideal de respeito e paz entre os povos. O valor é 10 R$ inteira e 5 R$ meia.
Leia mais

terça-feira, 18 de maio de 2010

Cultura indígena?














Fotos: Alice Fernandes
Aldeia Bororó - Dourados Mato Grosso do Sul

Acesse a Biblioteca Digital


Quer ter acesso a clássicos brasileiros de graça e ainda via internet?
No "Portal Domínio Público", você encontra tudo isso e muito mais. Com um acervo inicial de 500 obras, o "Portal Domínio Público" foi lançado em novembro de 2004 e propõe a participação do conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Objetivos

Promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dourados tem cinema de GRAÇA

foto: UFGD

Estamos no inverno, a estação perfeita para pegar um cineminha e assistir a um bom filme. Então não perca as exibições do Cineclube UFGD. Lá os equipamentos utilizados para exibição são fornecidos pelo Ministério da Cultura, por meio do programa Ponto Digital, implantado na UFGD. Nesse mês de maio tem uma boa temporada, e o melhor é que não paga ingresso. O primeiro filme da programação de Clássicos traz personagens inesquecíveis como a Dorothy, o homem de lata que quer um coração, o leão que sonha em ter coragem e o espantalho que quer um cérebro. No sábado passado dia 8 de maio, o Cineclube homenageou as Mães, e deixou o ambiente um pouco mais claro, o volume do áudio mais tranqüilo e alguns brinquedos foram disponibilizados para tornar o local mais acolhedor também para as crianças. O filme exibido foi o “Mágico de Oz”. Toda a programação Clássicos do mês de maio, tem entrada gratuita e as sessões de cinema são às 17h, no cine-auditório da Reitoria, na Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Saiba mais
Blog Cineclube UFGD
Cineclube UFGD faz votação para trazer filmes para Dourados

quinta-feira, 6 de maio de 2010

'Ponto de cultura' da UFGD completa 2 anos

O Ponto de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD está de anivsersário nesse mês de maio. Uma celebração com muita música, teatro, exposições de literaturas, poesia, artes visuais e muita gente, entre professores, universitários e todo público em geral, comemoram os dois anos do ponto. O tema é “a Celebração do Ponto", que traz até até o dia 14 deste mês, uma exposição de trabalhos realizados na Sala de Exposições da UFGD.

Notícias relacionadas

Nesta sexta-feira 7 de maio, haverá um curso de produção cultural aberto ao público gratuitamente. O curso tem como palestrante, a produtora Ângela Finger, começando das 13h às 17 horas, na unidade 1 da UFGD (antigo CEUD). Se bocê quiser saber mais Informações, acesse o portal da UFGD.

Finalidade

O Ponto de cultura existe desde 2008 e vem mostrando por meio de diversas atividades culturais, que é possível difundir os meios de produções artísticas, intercâmbio, trocas simbólicas, estímulos à geração de rendas, com toda a comunidade. O ponto tem a função de alimentar cada vez mais a produção cultural da região da Grande Douradosdos.

foto:ufgd